Exames Admissionais: O que é obrigatório?



Exames admissionais: o que é obrigatório?

Antes de qualquer coisa, vale a pena destacar que os exames admissionais obrigatórios devem ser realizados por um médico especializado em medicina do trabalho, capacitado a identificar e prevenir doenças ocupacionais.

O exame admissional começa com uma entrevista a respeito das doenças que a pessoa possui e sobre licenças médicas obtidas em empregos anteriores. Outro fator abordado neste primeiro momento é o tipo de trabalho que já foi realizado, de modo a identificar se o profissional foi exposto a agentes nocivos.

Em seguida, são realizados exames para medição de pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Não são permitidos testes de gravidez, exame de HIV, teste de esterilização, entre outros exames considerados discriminatórios. É somente após a entrevista e realização dos exames admissionais obrigatórios que o Atestado Médico de Capacidade Funcional é emitido. Este é um dos documentos para admissão de funcionários mais importantes da CLT.

Segurança ao trabalhador

Além de ser exigido por lei, garantindo proteção legal à empresa, o exame admissional é uma proteção ao profissional. Isso porque, se ele desenvolver alguma doença ocupacional enquanto for trabalhador da empresa, poderá solicitar indenização. As doenças ocupacionais mais comuns são a Lesão por Esforço Repetitivo e também os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.